A Nutrição é uma ciência da área da saúde e de biológicas que forma profissionais capacitados para promover saúde à população.

O nutricionista administra e coordena programas de alimentação em hospitais, escolas, restaurantes comerciais, empresas, instituições de longa permanência, creches, entre outros.
O trabalho desse profissional é amplo. Dentre suas principais atividades, estão: promoção à saúde, definição de cardápios variados e equilibrados (individuais ou coletivos), garantia da qualidade de refeições, prescrição de dietas específicas para patologias, composição de equipe multidisciplinar em hospitais e participação em campanhas de alimentação.

Quais são as áreas da nutrição?

 

Nutrição clínica

O nutricionista clínico presta assistência dietética e promove a saúde. Ele busca restaurar o estado nutricional de indivíduos doentes e, também, manter o bom estado dos pacientes saudáveis.

Ele pode atuar em diversos níveis, como:
» Nutrição hospitalar: Consiste em: atendimento ao paciente hospitalizado, banco de leite humano, lactário, EMTN (Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional).
» Nutrição Ambulatorial: Atendimento nutricional a pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas, personal diet, academias, clínicas de estética.
» Nutrição domiciliar: Busca orientar o paciente a elaborar rotinas mais saudáveis em sua própria residência. Também pode executar o treinamento de profissionais de saúde e familiares, para manter uma alimentação saudável para o doente.

Saúde coletiva:

Trata-se da assistência e da educação nutricional a indivíduos (sadios ou enfermos) e coletividades. O nutricionista promove a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.

O setor público tem absorvido muitos desses profissionais para diversas funções:
» Conselheiros de saúde: são responsáveis por elaborar políticas públicas para minimizar os grandes problemas nutricionais da população, como obesidade, desnutrição e carência de nutrientes.
» Fiscais sanitários: são capazes de atuar na indústria para verificar a qualidade dos processos de produção dos alimentos.
» Gestores de programas governamentais: toda a atividade do setor público para produção de alimentos deve ser coordenada por gestores com conhecimento na área de Nutrição.

Locais: Atenção básica em saúde, instituições privadas e públicas, ambulatórios de Nutrição, vigilância sanitária.

Consultoria e assessoria nutricional

Essas são duas áreas de atuação bem conhecidas atualmente, nas quais o profissional presta serviços a restaurantes, empresas ou outras instituições.
Na verdade, consultoria e assessoria são duas formas de trabalhar (e não necessariamente duas áreas) e, hoje, muitos profissionais se dedicam exclusivamente a esse tipo de serviço. Fique atento, pois existe diferença entre elas:
Consultoria: é realizada por nutricionista que, mediante solicitação, analisa, avalia e emite parecer sobre assuntos e serviços relacionados à sua especialidade, com prazo determinado.
Assessoria: é o serviço prestado por profissional habilitado que, embasado em seus conhecimentos, habilidades e experiências, assiste tecnicamente pessoas físicas e jurídicas, planejando, implementando e avaliando programas e projetos em atividades específicas na área de alimentação e Nutrição.
O assessor também é responsável por oferecer soluções para situações relacionadas com a sua especialidade, sendo vedado a ele assumir a obrigação técnica.

Alimentação coletiva

O nutricionista atua no planejamento e no controle da qualidade de refeições, no treinamento de funcionários, na administração de custos e no desenvolvimento de documentos (manual de boas práticas, POPs, APPPCC).
Esse profissional também deve assumir a responsabilidade técnica, supervisionar e avaliar os serviços prestados por unidade de alimentação e nutrição.
Locais: restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência.

Nutrição estética

Essa área foca em tratamentos nutricionais com a finalidade de melhorar a relação do paciente com o próprio corpo. Há, por exemplo, dietas que podem ser prescritas para auxiliar os tratamentos dermatológicos e os cuidados pós-operatórios.

Não podemos deixar de citar as terapias nutricionais de combate à gordura localizada e à flacidez. Hoje em dia, as pessoas querem profissionais especializados nessa área para garantir a eficácia do tratamento.
Como você deve ter percebido, a atuação do profissional da área pode ser versátil e, com engajamento, é possível colher bastante sucesso. Algumas vezes, é preciso tomar decisões arrojadas e inovadoras para obter um reconhecimento.

Outras pessoas, entretanto, são capazes de ter muita satisfação com carreiras tradicionais. O segredo é conhecer o seu perfil e perseguir seus sonhos com determinação