Especialidade da medicina responsável por estudar e promover o tratamento de doenças que afetam a visão, a saúde dos olhos e as estruturas próximas, como, por exemplo, os órgãos do aparelho lacrimal.

Diferentemente dos oculistas – que são os técnicos especializados em óptica, responsáveis por produzir e consertar lentes e óculos – os oftalmologistas são médicos que podem ter atuação tanto clínica como cirúrgica.

Por meio de diversas técnicas de exame, como a avaliação da acuidade visual, o grau dos óculos e o estado de saúde dos olhos com microscópios oculares e modernos aparelhos, os oftalmologistas são capazes de diagnosticar doenças como:

 

» Glaucoma
» Catarata
» Retinopatias
» Doenças do nervo óptico. 

 

Desta forma, podem identificar as diferentes causas de redução visual ou de outros sintomas oculares, e propor os melhores tratamentos clínicos ou cirúrgicos atualmente disponíveis.

Os médicos oftalmologistas também têm a função de diagnosticar e corrigir os chamados erros de refração, ou seja, receitar tratamentos para miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada).

Durante o atendimento clínico-oftalmológico, os oftalmologistas orientam e estimulam os pacientes nos cuidados com a saúde dos olhos, além da prevenção de doenças oculares. Realizam também testes diagnósticos e tratamento de diversas doenças com o uso de colírios.