A geriatra é o ramo da medicina que cuida de todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento.

Saúde do Idoso

» Doenças pulmonares crônicas

As doenças pulmonares crônicas como a asma e a bronquiectasia, pioram de maneira relevante a qualidade de vida dos idosos, pois o paciente sente falta de ar (dispnéia), tosse com expectoração, que levam a baixa tolerância a exercícios, limitando os idosos nas práticas das atividades comuns da vida cotidiana dos idosos.

» Demência

São doenças que causam perda da função cerebral, provocando incapacidades de realizar as atividades da vida cotidiana, desde tarefas simples como ir ao banheiro a tarefas mais difíceis como fazer a própria alimentação. As demências levam os pacientes a alguns danos permanentes, isto é, perda de memória, perda da capacidade de abstração e juízo, geralmente com alteração da personalidade. Exemplos são a Doença de Alzheimer e a demência por múltiplos infartos cerebral, além de falta de vitaminas, hipotireoidismo, infecções e outras.

» Doença de Parkinson

É uma doença degenerativa do sistema nervoso central, de evolução lenta e progressiva, que leva a incapacidade física com sintomas como tremor, rigidez, perda de movimento, alterações de postura e da mobilidade automática, ocasionando em quedas frequentes e riscos de fraturas.

» Doenças osteoarticulares

As doenças osteoarticulares são enfermidades que comprometem as articulações e juntas de paciente idosos, entre essas doenças a osteoporose, a artrite reumatóide e a osteoartrose são consideradas as mais frequentes.
A osteoporose é muito frequente está associado ao grande risco de queda e fraturas. As fraturas de quadril e de colo de fêmur estão entre as maiores causas de imobilização e sequelas físicas em idosos.
A artrite reumatóide é um processo inflamatório crônico, constante, causando além de dor, imperfeições articulares.
A osteoartrose é uma doença articular degenerativa, leva a dor articular e incapacidade, com deformidade na fase tardia.

» AVC (Acidente Vascular Cerebral)

O AVC também conhecido como derrame cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro está bloqueado ou se rompe e atrapalha o fluxo de sangue para algumas partes do cérebro. O AVC pode ocasionar deficiências motoras e/ou sensitivas localizadas de acordo com a área do cérebro que foi afetada.