A ginecologia é o ramo da medicina que trata da saúde da mulher de todas as idades. É o especialista responsável pelas consultas de rotina, prescrição de métodos contraceptivos, sexualidade, gravidez e tratamento para menopausa e infertilidade.

 


Saúde Feminina

 

» Mastologia

A mastologia é a especialidade médica responsável pela avaliação das glândulas mamárias, tratando em especial do câncer de mama. Não existe uma comprovação total das causas do câncer de mama, portanto a melhor forma de detectar precocemente é através da prevenção e acompanhamento anual com um médico especialista. Os sintomas do câncer de mama costumam aparecer tardiamente, podendo surgir inicialmente um nódulo. A confirmação do diagnóstico é feita pelo mastologista após análise de exames. Quanto mais precocemente o câncer for detectado, maior são as chances de cura. A mamografia é a melhor forma de detectar alterações na mama, antes mesmo delas se tornarem palpáveis.

» Pré Natal

O acompanhamento pré natal deve ser feito a partir do momento que a mulher descobre a gestação. É fundamental para cuidar da saúde e bem-estar do bebê e da mãe, além de ser essencial para orientação sobre o parto e os primeiros cuidados com o recém nascido. Alguns dos exames solicitados pelo especialista nesse período são: hemograma completo, teste de glicemia, fator RH, sorologias para hepatite, ultrassons entre outros que são essenciais para avaliar a sua saúde e a do bebê.

» Métodos contraceptivos ou preventivos

Os métodos contraceptivos ou preventivos são utilizados para evitar a gravidez e/ou a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Existem os mais variados tipos: DIU/SIU, injeção anticoncepcional, anel vaginal, camisinha, espermaticida, diafragma, pílula anticoncepcional, entre outros. Somente através de consulta ginecológica e realização de alguns exames é possível verificar qual método se encaixa melhor na necessidade do paciente.

» Menopausa

A menopausa é o período que ocorre somente após a última menstruação da mulher, no qual são encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. Nessa fase o organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona. Ocorrem algumas transformações no organismo feminino, e não existe uma idade especifica para a chegada da menopausa. É importante realizar consultas regulares com um especialista, para buscar o melhor tratamento, podendo ser hormonal ou não.

» Infertilidade

A infertilidade feminina é caracterizada como a dificuldade da mulher para engravidar. O diagnóstico só pode ser feito por médico especialista, através de exames e quando um casal não obtém gravidez mesmo sem o uso de qualquer método contraceptivo, após um ano de tentativas.